Conceito de Logotipo

Quando uma empresa ou marca decide desenvolver um logotipo, é fundamental que os responsáveis pela criação estejam cientes de todos os valores e conceitos da empresa.

Afinal, um dos objetivos do logotipo é transmitir todos os principais ideais da empresa.

Uma boa pesquisa é fundamental para criação de um logotipo.

Além disso, o desenvolvimento conta com diversos estudos de design, psicologia, semiótica, marketing e muitos outros assuntos relacionados.

Para criar um logotipo nós vamos solicitar para nosso cliente um briefing que pode vir através do nosso formulário  no final desta página.

A sua história, o seu produto, as cores das paredes da sua empresa, tudo isso pode contribuir como inspiração para criar seu logotipo.

Contrate-nos e surpreenda-se!
Vamos começar?

Logotipo

Diversas pessoas confundem os termos logo, logotipo e logomarca, no fim, acreditam que todos significam a mesma coisa.

Mas será que essas palavras possuem o mesmo significado?

Neste caso, logo e logotipo as palavras possuem o mesmo significado, sendo a palavra logo simplesmente uma maneira alternativa, uma abreviação do correto logotipo.

Como explicamos acima, o logotipo consiste ícone + tipografia que representa uma empresa ou marca.

Portanto, tanto o logo quanto o logotipo consistem no produto gráfico que é proveniente do design e são utilizados como a imagem da marca/empresa.

O logotipo e a identidade de uma empresa, é através dela que as pessoas irão reconhecer seu produto, serviço ou marca e associar ao benefício ou status que terá ao adquiri-lo.

Marca

A marca consiste na conexão entre uma empresa, valores, visão, missão, personalidade e consumidores.

Esta marca é representada de forma gráfica por meio do logotipo e da identidade visual e elementos de comunicação visual.

Alguns outros elementos constituem uma marca de maneira tão icónica que as vezes o logotipo não precisa a aparecer ou ter o nome da empresa escrito no logo.

Por exemplo:

A Nike na maioria de sua comunicação não usa a escrita Nike, o logotipo é presentando apenas por um elemento chamado “Swoosh" inspirado na asa da deusa grega da vitória e tem a cor laranja como sua cor padrão.

Quando pensamos numa Ferrari imediatamente nos vem a imagem de um carro vermelho, existem Ferraris de outras cores mas se você fosse comprar uma qual seria a sua escolha?

Logomarca

A utilização deste termo é considerada incorreta por profissionais de marketing e publicidade, apesar de ser utilizada por muitos que confundem a palavra com o termo logotipo.
Logomarca foi criada numa tentativa errada de justificar a representação gráfica de uma grife.

Pesquisa de Mercado

Uma pesquisa de mercado é fundamental para criar um logotipo. Afinal, é preciso saber quais são as tendências do mercado. Lembrando que não se trata de copiar algo, apenas de buscar referências.

Contrate a Pense Mkt Digital

Você terá um logotipo exclusivo,
desenhado a partir de todas as informações coletadas no briefing, pesquisa de mercado, benchmarking, e você terá garantias de que seu logotipo será aprovado não importa quantas provas sejam necessárias.

logotipo

Envie-nos a informação para criarmos seu logotipo